Menu

Tartarugas marinhas voltam ao mar em Navegantes

08 JAN 2016
08 de Janeiro de 2016
Na manhã de ontem (07), os guarda-vidas Robson Casara e Bruno Schwarzbach comemoraram o retorno ao mar de três tartarugas marinhas. Foram eles que, no dia 02 de dezembro de 2015, encontraram na praia do Gravatá, uma rede clandestina de pesca, com 11 tartarugas presas a rede, popularmente conhecida como feiticeira. Destas, apenas três sobreviveram, e foram encaminhadas, através da ajuda da Fundação Municipal do Meio Ambiente - FUMAN, Bombeiros e Univali, para o projeto Tamar, em Florianópolis.

Conforme o fiscal ambiental da FUMAN, Marcos Muller, as tartarugas foram recolhidas, medicadas e acompanhadas durante todo esse tempo, por veterinários e profissionais do Projeto Tamar, que trabalharam com muita dedicação para que hoje, elas pudessem retornar ao habitat natural, no mesmo local onde foram encontradas, na praia do Gravatá.

As três tartarugas retornaram ao mar em um momento bem emocionante, sob muitos aplausos dos banhistas e pessoas que estavam na praia no momento. Já os guarda-vidas, Robson e Bruno, acompanharam com entusiasmo o momento do retorno dos répteis ao mar. “É uma grande emoção lembrar do dia em que avistamos a rede, os animais presos, a maioria deles mortos, e as três estavam se batendo, mas a gente não sabia se elas iam sobreviver. A alegria de ver elas voltando pra casa hoje é uma satisfação do dever cumprido, e nós estamos aí, ajudando a fiscalizar essas redes clandestinas, para que outros acidentes ambientais possam ser evitados”, finalizam.






Fonte: Prefeitura de Navegantes
Robson Casara e Bruno Schwarzbach comemoraram o retorno ao mar de três tartarugas marinhas
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
PUBLICIDADE
Voltar