Menu

Atrativos turísticos de Balneário Piçarras recebem tecnologia para se comunicarem com celular

09 MAR 2018
09 de Março de 2018
Quem costuma visitar os principais pontos turísticos de Balneário Piçarras notará uma novidade logo ao acessar seus dispositivos móveis de smarphones ou tablets. Em toda a região da Costa Verde & Mar foram instalados Beacons, que tem como objetivo passar informações relevantes sobre pontos turísticos.

Em Balneário Piçarras, a tecnologia foi instalada em oito pontos: Paróquia Nossa Senhora da Paz, Centro Cultural Luiz Telles, Casa do Turista, Feira de Artesanato e Artes, Museu Oceanográfico Univali, Pesca e Parque Tironi, Praia de Balneário Piçarras e Molhe Turístico Joaquim Pires.

Tecnologia é considerada uma das primeiras a ser aplicadas no setor turístico brasileiro. “A região é precursora da utilização da Internet das Coisas no cotidiano. Acreditamos que a rede irá agregar e qualificar informações para todos os envolvidos no setor”, afirma a Secretária de Turismo de Balneário Piçarras e presidente do Colegiado de Secretários de Turismo, Susan Corrêa.

A tecnologia funciona como um guia virtual e passa a operar quando a pessoa chega a 70 metros de distância do Beacon, pois ele emite um sinal que é recebido pelo smartphone ou tablet do visitante. A medida com que a pessoa se desloca, o dispositivo envia para o smartphone e tablets as informações dos pontos cadastrados de acordo com local que a pessoa está vendo no momento.

Aqueles que utilizam tecnologia Android recebem o contato de maneira instantânea, sendo necessário apenas deixar o GPS e o bluetooth ligados, além do acesso à internet. Já os usuários de IOS precisam fazer download do App TagCity. O aplicativo também possui recurso de acessibilidade para deficientes visuais. Os locais foram selecionados com base no Roteiro Cultural e nos principais atrativos da Costa Verde & Mar.

Nos próximos meses a tecnologia será aplicada em fase de testes para aprimoramento da ferramenta. Neste período, serão instaladas placas de Espaço Inteligente. “Espera-se que estes dispositivos criem um mapa do turista em tempo real, com informações conectadas e identificação, por exemplo, do tempo de permanência nos pontos turísticos. Esta análise poderá fomentar mudanças, criar ações e aumentar as possibilidades para o turismo da região”, acrescenta Susan.

Os dispositivos foram desenvolvidos pela startup catarinense Smart Tour Brasil em parceria com o aplicativo TagCity. A utilização dos Beacons é uma iniciativa da Entidade Intermunicipal de Turismo na Costa Verde & Mar (Citmar), Sebrae SC e faz parte do projeto Destinos Inteligentes que apoia o uso da Internet das Coisas e a tecnologia para o aprimoramento dos trabalhos e atrativos locais.






Fonte: PMBP
Voltar