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Procon de Balneário Piçarras realizou mais de 700 atendimentos em 2017

23 DEZ 2017
23 de Dezembro de 2017
No ano de 2017, foram no total 702 reclamações feitas pela população ao Procon de Balneário Piçarras, de acordo com o relatório de atendimento divulgado nesta semana. Das queixas, 40,59% é contra a qualidade dos serviços de telefonia fixa e móvel.

De acordo com a Diretora do Procon, Alice Caniato Borba, as demais reclamações estão fragmentadas em outros segmentos “A grande maioria é de telefonia, porém, obtivemos reclamações de empresas de TV por assinatura, bancos, assistências técnicas, seguradoras e lojas de departamentos”, revela.

Caso o consumidor não estiver satisfeito com a resposta obtida ele deverá ingressar na esfera judicial para a garantia de direitos. Alice explica que “Há casos que as empresas não resolvem e necessitamos encaminhar judicialmente”. A taxa de resolutividade dos casos do Procon de Balneário Piçarras é de 97%.

Procedimentos

O Programa de Defesa do Consumidor (Procon) é o órgão que faz valer os direitos dos cidadãos como consumidores quanto à reclamações, orientações, consultas e denúncias de produtos estragados, serviços prometidos e não cumpridos. Alice esclarece que “Os consumidores podem procurar o Procon caso se sintam lesados de alguma forma”.

Ao órgão cabe esclarecer, conscientizar, informar o cidadão sobre seus direitos e deveres, fiscalizar se os direitos do consumidor estão sendo atendidos, e aplicar as devidas sanções quando necessário.

RANKING DAS RECLAMAÇÕES

OI S.A – 15,84%

TIM CELULAR S.A – 10,15%

TELEFONICA BRASIL S.A – 9,65%

CLARO S/A – 4,95%

SKY BRASIL SERVIÇOS LTDA – 2,23%

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – 1,73%

MOTOROLA DO BRASIL LTDA – 1,73%

ZURICH MINAS BRASIL SEGUROS S.A – 1,73%

BANCO BRADESCARD S.A – 1,49%

EMBRATEL TVSAT TELECOMUNICAÇÕES S.A – 1,49%


SERVIÇO

Procon Balneário Piçarras
Avenida Nereu Ramos, 299 – Centro (Anexo à Câmara de Vereadores)
Atendimento das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30





Fonte e foto: PMBP

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