Menu

Golfinho raro aparece morto em Navegantes

01 AGO 2017
01 de Agosto de 2017
Um golfinho da espécie Phocoena dioptrica, conhecido popularmente como golfinho-de-óculos, foi encontrado pela equipe da Univali que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) na manhã deste domingo, 30, na praia de Navegantes. O animal, que já estava sem vida, foi recolhido e levado à Unidade de Estabilização de Animais Marinhos em Penha para que a causa da sua morte fosse investigada.

O golfinho-de-óculos, referência à marca escura que tem em volta dos olhos, é um animal antártico e com raras aparições em águas brasileiras. Até hoje, foram registradas apenas três ocorrências desta espécie no Brasil. Este último, encontrado nas areias da praia de Navegantes, media 2,3 metros e pesava um pouco mais de 120kg. Para entender as causas que levaram o animal a óbito os veterinários do projeto realizaram uma necropsia e constataram que ele morreu por afogamento. Segundo André Barreto, coordenador do PMP-BS, o golfinho estava com a mandíbula quebrada, com muita espuma e areia no pulmão, indicando o afogamento em área rasa. “Só poderemos afirmar com certeza após os resultados laboratoriais, mas tudo indica que ele estava com a saúde em bom estado”, explicou André.
O golfinho foi levado para o Museu Oceonográfico da Univali, em Piçarras, onde futuramente ficará exposto para que o público possa conferir de perto esta raridade que passou pelo litoral catarinense.

Ao avistar um animal marinho debilitado ou morto na praia, entre em contato pelo telefone 0800 642 3341. Sua ajuda é muito importante!

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.




Fonte:Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos
Foto: Divulgação
Voltar