Menu

Quarta edição do Piçarraiá começa nesta sexta-feira

06 JUL 2016
06 de Julho de 2016
Está chegando a hora. A quarta edição do Piçarraiá, a maior festa tradicionalista de Balneário Piçarras, começa nesta sexta-feira, 8 de julho. O desfile de abertura pela avenida Nereu Ramos, a partir das 15h, dá o pontapé inicial para a festa.

A maior atração do evento será a produção da maior canjica do Brasil. A meta da organização é preparar duas toneladas da iguaria e superar o recorde que já pertence a Balneário Piçarras. Em 2015, também durante o Piçarraiá, a sobremesa servida na festa pesou uma tonelada e meia.

A canjica será servida no sábado, dia 9, a partir das 14h, no último dia do evento.  Antes da distribuição, a personagem Déte Pexera animará os presentes.


Ingredientes de peso para uma sobremesa "gigante"

Repetir o desafio vai exigir uma "generosa" lista de ingredientes. Serão necessários aproximadamente 150 quilos de milho de canjica, cerca de mil litros de leite e outros mil litros de água; 500 caixinhas de leite condensado (de 395 gramas cada), 150 gramas de cravo, 120 gramas de canela, leite de coco e coco ralado.

Todos os ingredientes serão depositados em uma panela de ferro que mede 2,32 metros de altura e aproximadamente 12 toneladas. Com 7.450 litros de volume total, anel de borda de 85mm e uma circunferência de 9,24 metro, o recipiente ostenta o  título de maior do Brasil, aferido pelo RankBrasil, em 2008. Só a tampa pesa 1.583 quilos. A panela pertence ao Sítio Novo, de Joinville, e já recebeu, além da canjica, pelo menos 25 iguarias "gigantes", entre elas arroz carreteiro, feijoada, caldeirada, caldo de ressaca e quirera.

A estimativa é de que aproximadamente cinco mil pratos de canjica sejam distribuídos durante o evento.

Além da atração gastronômica, a programação do 4º Piçarraiá inclui shows nacionais com Jeann e Júlio, Papas da Língua e Ataíde Alexandre, além  música de raiz e apresentações culturais e escolares.


Confira  a programação completa da festa:

8 de julho - sexta-feira

15h - Desfile de abertura pela Av. Nereu Ramos

19h - Abertura com a chegada da Turma da Tia Bilica

19h30 - Apresentação de Danças Típicas

20h30 - Escolha do Casal Piçarraiá

21h30 - Show com Jefferson Granada e Renan Lucas

23h - Show Nacional com Ataíde e Alexandre

 

9 de julho - sábado

14h - Apresentação da Dete Pexera

14h30 - Certificação e Distribuição Gratuita da Maior Canjica do Brasil

15h - Show com o Grupo ForróBodó

17h - Apresentação da Turma da Bilica

20h - Apresentação do Boi-de-mamão e Quadrilha de Bombinhas

21h - Show Nacional com Papas da Língua

23h - Show Nacional com Jeann e Júlio




Fonte: Prefeitura de Balneário Piçarras
Foto: Divulgação
Voltar