Menu

A Rádio Itacolomi

Fundada em 1 de outubro de 2013, a Rádio Itacolomi tem sua programação musical voltada para os anos 60, 70, 80, 90 e início dos anos 2000.
O estúdio está localizado na cidade de Balneário Piçarras, litoral norte de Santa Catarina.
Além de uma programação musical diferenciada, a Rádio Itacolomi deixa você bem informado do que acontece em Balneário Piçarras e região.


O nome

O nome da rádio vem das Ilhas Itacolomi, localizadas em Balneário Piçarras. Itacolomi também o nome de um dos bairros da cidade.

Reza a lenda que as Ilhas Itacolomi são a representação do casal formado pela índia Açaúna e um homem branco. A índia era filha do chefe da tribo Carijó e estava prometida ao chefe dos índios Botocudos. Um homem cruel e sanguinário. Mas foi na beira do mar que Açaúna encontrou um naufrago branco e muito debilitado. Foi aos cuidados da pele vermelha que o homem se recuperou e naquelas terras, juntos, viveram momentos de muito amor.
Dizem que tudo que é bom dura pouco. Foi quando o chefe Botocudo veio à tribo dos Carijós buscar sua prometida. Ao encontrá-la perdida de amor por um cara pálida, uma grande guerra iniciou. Para fugir das perseguições e da violência, mesmo estando a índia grávida, não tiveram dúvidas e se atiraram ao mar. Após passada a tempestade que se abateu sobre o local e com a claridade do dia chegando, dois rochedos puderam ser avistados no horizonte onde mais cedo não havia nada. As grandes pedras seriam o casal Açaúna e o homem branco, que permanecem até hoje de mãos dadas insinuando de que não há nada que separe o verdadeiro amor.
Há quem diga que contemplar as rochas e pedir a Deus por um companheiro (a), ou ainda, interceder para que o amor já existente se fortifique ainda mais, funciona.


*Texto retirado do site Costa Verde e Mar - Acesse aqui
Ilhas Itacolomi - Foto: Costa Verde & Mar